terça-feira, 28 de maio de 2013

#1 Do mundo que dá voltas

Dar um presente e escrever uma carta para uma pessoa que não era minha amiga e que, como eu, tinha passado por uma fase difícil nos últimos meses. Sobre esse ato, não vou entrar em muitos detalhes, pois é algo bem pessoal. Mas basta saber que a vida nos traz muitas surpresas e depois de ter conversado com essa pessoa e entendido tantas coisas mal explicadas que existiam entre nós, eu resolvi que o meu teste seria esse. Se eu conseguisse ser gentil, sem nenhum interesse, com essa pessoa em especial, eu estava pronta para seguir com esse projeto. Porque ser gentil com quem a gente ama, com quem está do nosso lado é super fácil. 

Sou cristã, então esse primeiro ato teve um significado ainda mais especial pra mim, porque é fácil eu dizer que amo Deus e odeio o ser humano ao lado. Relutei um pouco, senti vergonha de parecer louca, mas criei coragem e fui.

Imagine minha surpresa ao receber uma mensagem dizendo que meu gesto tinha mudado seu dia, que havia começado um tanto quanto pesado. Eu não sei ao certo o que plantei com esse gesto, mas sei que foi algo bom e é bom fazer algo que dá alegria ao outro! 

Ainda estou começando. Não tenho data pra terminar, não tenho limite de atos de gentileza por dia. Só quero "fazer o bem sem olhar a quem". Se eu fosse você, tentaria. Nada é melhor do que ver que um simples ato pode mudar o dia e até a vida de alguém! E se te chamarem de louco? "Don't worry, be happy!". Dê gargalhadas, olhe o lado bom da vida! Sorria e seja gentil. Garanto que é mais fácil e mais saudável do que guardar tristezas, ser rude ou desinteressado. Simples assim.

***

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. (Antoine de Saint-Exupéry: "O Pequeno Príncipe")

sábado, 25 de maio de 2013

Atos aleatórios de gentileza


Conheci o projeto por meio da Mariana Laudeauser, que escolheu comemorar seu aniversário de 26 anos de uma forma diferente, como contou em seu blog

Ano passado descobri o "Birthday Project", em que a querida Robyn Bomar conta a história de como ela comemorou seu aniversário de 38 anos fazendo 38 Random Acts of Kindness (Atos Aleatórios de Gentileza, em inglês) durante o dia. E a história mexeu muito comigo e resolvi fazer o mesmo esse ano!
Então listei 26 coisas para fazer durante os próximos 3 dias (por causa do trabalho não consigo fazer tudo num dia só) sem esperar absolutamente nada em troca.

Na hora eu achei a ideia brilhante! 2012 foi um ano bem complicado para mim, passei por fases difíceis e, às vezes, me sentia sozinha e toda vez que algum conhecido ou desconhecido (e quase sempre era um desconhecido) demonstrava carinho comigo, eu me sentia agraciada, me sentia verdadeiramente abençoada. Achei que com esse projeto eu poderia "retribuir" tudo o que tinha recebido. Afinal, gentileza gera gentileza.

Comecei a pensar em 27 coisas para fazer no meu aniversário, mas isso só acontecerá em outubro. Aí eu pensei: por que não começar agora? Mil coisas passaram pela minha cabeça, até que tive a ideia do meu primeiro ato, que realizei no meio dessa semana. E já sei quais serão os próximos! Escreverei um post sobre cada ato. Vou usar as palavras da Mariana para deixar bem claro minha intenção: Compartilharei ao longo dos dias nas minhas redes sociais e todos podem acompanhar. Quero deixar claro que estou fazendo isso por mim, pq é algo que quero muito fazer e estou divulgando não para receber aplausos e elogios, mas para espalhar a história adiante e tentar inspirar pessoas da mesma forma que fui inspirada.

Seja gentil você também! Garanto que vai mudar o seu dia e, quem sabe, a vida de outra pessoa!

sábado, 18 de maio de 2013

Das palavras inesperadas

Semana atípica. Que começou com uma ligação ruim e termina esperançosa. E, no meio dessa semana, algumas doses de emoções necessárias, conversas há muito adiadas, olho no olho e abraço no final.

Porque "é preciso exigir de cada um o que cada um pode dar"*. E o que eu sou e tenho não é o que o outro é e tem. E ninguém é melhor ou pior por isso, cada um vem carregado com suas próprias histórias, suas paletas de cores e sabores, seus desejos e suas limitações.

É estranho sentir paz depois de tanto caos. Mas é prazeroso se reconhecer no outro, ver que somos todos tão jovens e que temos pouco tempo (ou todo tempo do mundo?) pra viver nossos sonhos.

Do amanhã eu espero mil coisas, mas não sei quais delas se realizarão. Só me resta sonhar, criar coragem, ser valente, ser guerreira, como sempre. Tenho medo? Sim. " - Pode um homem continuar a ser valente se tiver medo? - Essa é a única maneira de um homem ser valente"**.

Mas como ouvi esses dias: "talvez essa seja sua maior decisão e no futuro o que foi ruim não fará nem reflexo na sua sombra". E minha decisão é ser feliz.

Palavras de conforto normalmente vem de onde menos esperamos.

Amém.

* O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
** As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin


Arte do site: http://ecomh.com.br

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Do silêncio e não da falta de palavras


Ficar em silêncio não significa não ter mais o que dizer. Às vezes, significa que as palavras não ditas são mais valiosas. Não sei se o silêncio não comete erros, se é uma frase difícil de ser lida, se é ouro ou se a virtude dos loucos. Só sei que há tempo para falar e calar. E saber reconhecer isso é que faz a grande diferença.

Estar em silêncio não é não ter mais para quem escrever ou sobre o que falar, mas sim economizar forças que, antes, eram gastas desnecessariamente. Às vezes o silêncio inspira mais, faz transpirar em nós desejos e sonhos tantos. 

Ser silêncio não é estar só. Ser silêncio é ouvir mais. Ouvir o outro, quando você quer falar. Ouvir Deus falar ao coração de um jeito sublime. Ser silêncio é olhar mais, observar o mundo e suas cores. É se deixar levar por mil sabores. O sabor do beijo, o sabor do chocolate, o sabor do dissabor, o sabor do amor. O sabor do saber.

Silencio. Porque ser e estar em silêncio é, agora, estar em paz.

***

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu...
Eclesiastes 3:1 (NVI)