terça-feira, 28 de maio de 2013

#1 Do mundo que dá voltas

Dar um presente e escrever uma carta para uma pessoa que não era minha amiga e que, como eu, tinha passado por uma fase difícil nos últimos meses. Sobre esse ato, não vou entrar em muitos detalhes, pois é algo bem pessoal. Mas basta saber que a vida nos traz muitas surpresas e depois de ter conversado com essa pessoa e entendido tantas coisas mal explicadas que existiam entre nós, eu resolvi que o meu teste seria esse. Se eu conseguisse ser gentil, sem nenhum interesse, com essa pessoa em especial, eu estava pronta para seguir com esse projeto. Porque ser gentil com quem a gente ama, com quem está do nosso lado é super fácil. 

Sou cristã, então esse primeiro ato teve um significado ainda mais especial pra mim, porque é fácil eu dizer que amo Deus e odeio o ser humano ao lado. Relutei um pouco, senti vergonha de parecer louca, mas criei coragem e fui.

Imagine minha surpresa ao receber uma mensagem dizendo que meu gesto tinha mudado seu dia, que havia começado um tanto quanto pesado. Eu não sei ao certo o que plantei com esse gesto, mas sei que foi algo bom e é bom fazer algo que dá alegria ao outro! 

Ainda estou começando. Não tenho data pra terminar, não tenho limite de atos de gentileza por dia. Só quero "fazer o bem sem olhar a quem". Se eu fosse você, tentaria. Nada é melhor do que ver que um simples ato pode mudar o dia e até a vida de alguém! E se te chamarem de louco? "Don't worry, be happy!". Dê gargalhadas, olhe o lado bom da vida! Sorria e seja gentil. Garanto que é mais fácil e mais saudável do que guardar tristezas, ser rude ou desinteressado. Simples assim.

***

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. (Antoine de Saint-Exupéry: "O Pequeno Príncipe")

Um comentário:

Julio Melo disse...

Eu estou lendo um livro (A história do mundo em 50 frases - Helge Hesse) e tem uma parte que diz assim: "... todos os seres humanos, a partir da pespectiva do ser para-si, veem os outros como um em-si, isto é, não como um sujeito, mas sim como um objeto, e por isso, não o conhecem. Pois bem, como não conhecemos os outros, não nos conhecemos a nós mesmos. Além disso, a opinião real ou suposta dos outros influi na visão que temos de nós mesmos..."

É complicado tentar entender e compreender os outros, ainda mais quando a gente não conhece a nos mesmos... mas você já se encontrou - é cristã - e isso já significa que percorreu uma parte importante do caminho... a parte mais importante do caminho na busca de um coração cada vez mais puro.