quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Café com Mandioquinha

Tudo começou como uma brincadeira entre eu e meu amigo-irmão Carlos Plaza. Cansada das opções para almoçar e tomar café perto do nosso trabalho, eu decidi usar o aplicativo Foursquare para desvendar novos restaurantes interessantes. Fiz uma lista enorme e o convoquei para a missão de ir atrás desses lugares escondidos no centro da cidade de São Paulo.

O primeiro da lista era o "Café com Mandioquinha", nas dicas do Foursquare muitas pessoas citavam o pão de mandioquinha e os bolos deliciosos como os queridinhos. Começamos a desbravar a lista. Quando pensei em descobrir "lugares escondidos no centro", não imaginava que encontrar o Mandioquinha seria tão difícil. Peguei o endereço e fomos e demos de cara com uma galeria comercial. Eu estava com tanta fome que sugeri: "Carlos, vamos em qualquer outro lugar, tô morrendo de preguiça de andar a galeria toda pra procurar o café". Um passo a frente e voilá, nos deparamos com uma porta de madeira e um ambiente que destoava das movimentadas Avenidas São Luís e Consolação.

Eu ainda não sabia, mas o pão de mandioquinha se tornaria a paixão das minhas tardes e os bolos do Mandioquinha passariam a ter a missão de me fazer feliz em dias chuvosos ou tristes. Me apaixonei a primeira vista ou, no caso, mordida. O pão de mandioquinha vem quentinho, o que faz a manteiga, que vem acompanhando, derreter rapidamente. As opções de acompanhamento são: manteiga, geléia de laranja, queijo e/ou presunto. Os bolos são deliciosos e todo dia os sabores variam. O bolo de coco é super macio, peça um pouquinho da calda para colocar por cima. O de bem casado vem bem recheado de doce de leite e muito bem servido (assim como todos os outros). O de brigadeiro e doce de leite tem um lugar especial no coração, se você der sorte pode pegar o "bolo saindo" e aproveitar o brigadeiro quentinho como cobertura. A torta de banana, o pavê de amendoim e o de chocolate são doces que fazem qualquer formiguinha enlouquecer.

Mas não são apenas os bolos e os pães que reinam no Café com Mandioquinha. Para almoçar, você pode escolher entre as três massas fixas do cardápio ou as sopas e pratos do dia. Mas o meu prato preferido de lá é a torta de frango com salada. Simples e bem temperada, como a saladinha pra depois poder me acabar na sobremesa.

A brincadeira continua até hoje. O Foursquare passou a ser um dos meus aplicativos favoritos, eu me tornei "prefeita" do Café com Mandioquinha (posto que me foi roubado pelo próprio Carlos) e continuo buscando lugares escondidos no centro de São Paulo para tomar um cafezinho a tarde, para comer bem e barato num lugar nada chique, para descobrir lugares que se tornam verdadeiros abrigos com comidinhas que servem como antídoto contra tristeza, chuva ou "só" saco cheio de tudo e comidinhas pra comemorar um dia feliz também. 

A ideia era fazer um blog só sobre isso, mas resolvi aproveitar esse mesmo espaço onde já chorei as pitangas, conheci gente bacana, fiz novos amigos, onde conto sobre viagens, descobertas, alegrias infinitas e tristezas passageiras. Vou escrever sobre todos as descobertas recentes e gostosas, primeiramente as do centro de São Paulo que é onde moro e trabalho e depois outros lugares gostosos dessa cidade incrível que abriga diferentes sabores e culturas.

Um comentário:

Julio Melo disse...

Acho que vou no Tubaína...